10 Sinais de que Você Pode Estar em um Relacionamento Adoecido

Para muitas pessoas, conseguir perceber quando estão vivendo um relacionamento adoecido é extremamente desafiador!

Estamos tão acostumadas a associar amor a sofrimento que parece comum ter constantemente a experiência dos dois de forma simultânea. (Parece comum, mas não é viu!)

Além disso, somos ensinados que é honrado lutar por amor, e que em algum momento seremos recompensados por todo nosso esforço.

Mas veja bem. Quanto tempo vale esperar por essa recompensa de felicidade pela luta do amor? 1 anos? 5 anos? 10 anos?

Essa é uma pergunta importante, porque eu já atendi casos de pessoas que esperam e lutam há 30 anos para que o relacionamento melhore e isso simplesmente não acontece!!

Outra pergunta importante: que tanto que sofrer por amor pode ser considerado “normal”? (Não gosto dessa palavra, mas é mais fácil para entender!)

Essa pergunta também é muito importante porque já vi pessoas terem surtos psicóticos, tendo como gatilho o sofrimento nos relacionamentos amorosos. (SIM, surtos psicóticos de serem internadas em hospitais psiquiátricos!)

Por essas questões, é essencial prestarmos atenção aos sinais de adoecimento que aparecerem quando nossa saúde mental começa a ser comprometida por estarmos em um relacionamento amoroso desgastante e sofrido.

Assista ao meu vídeo 3 Sinais de Adoecimento no Amor onde falo também sobre esse assunto.

10 Sinais de um Relacionamento Adoecido

 

1) Você não sorri como antigamente. Perdeu o brilho no olhar

 

Parece algo muito sutil, mas as pessoas mais próximas de você conseguem perceber isso com muita nitidez. Elas começam a te dar o feedback de que algo em você mudou, e não para melhor!

 

relacionamento adoecido

 

O som da sua voz muda, e já não tem mais a energia que tinha antes. Seu olhar começa a parecer cansado, angustiado ou triste.

Um relacionamento adoecido suga a nossa energia de vida. A experiência é similar ao murchar de uma planta. Você começa a” murchar” e as pessoas notam!

 

2) Você se sente constantemente cansada mesmo sem motivo aparente

 

Viver um relacionamento adoecido é absolutamente desgastante! Principalmente quando os conflitos acontecem com muita frequência.

É como correr uma maratona todos os dias! E é um cansaço que parece que simplesmente não passa. A vontade é de dormir uma semana direto. Mas por mais que você durma, o cansaço simplesmente não passa e se acumula, porque que ele é emocional.

 

3) Você se sente numa montanha russa emocional

 

As constantes variações de humor são muito comuns em um relacionamento adoecido e geralmente estão ligadas a nossa percepção de como a relação está.

relacionamento adoecido

Se percebemos que está tudo bem, nos sentimos mais calmas. Mas se percebemos que não, somos acometidos por muita tristeza, angústia, irritação, falta de paciência e raiva.

A experiência geralmente descrita é que, a relação com o outro, nos faz transitar entre o paraíso e os subsolos do inferno! (E não duvide da capacidade de encontrarmos novos compartimentos no subsolos do inferno! Eles existem!)

 

4) Você passa o tempo todo tensa e preocupada

 

Em um relacionamento adoecido, o estado natural é de tensão. Parece que ficamos o tempo todo esperando o próximo problema, o próximo conflito. A tensão é tanta que muitas vezes provoca até dor no corpo, e ficamos nos perguntando se algum dia voltaremos a sentir paz de espírito novamente.

 

5) Você sente que sua capacidade de atenção e concentração estão comprometidas

 

Tarefas que antes pareciam simples agora se tornam muito difíceis porque você não consegue se concentrar em nada.

O rendimento no trabalho e no estudos costuma cair consideravelmente!

Você se distrai com muita facilidade. Passa a ter dificuldade de escutar os outros porque está muito envolvida com seu mundo interno. (Geralmente tentando encontrar uma saída para a situação que seu relacionamento está passando!)

 

6) Você se afasta dos seus amigos

 

Isso acontece principalmente por vergonha. Por se sentir repetitiva com as reclamações, mas sem conseguir mudar o seu comportamento.

Sente vergonha de contar muitas vezes o quanto você está sofrendo. (Mas eles sabem!) Sente medo que eles comecem a pressionar para que você saia do seu relacionamento sem que você esteja preparada para isso.

Então, se afasta. Mas sofrer sozinha, sem apoio, é muito pior!

 

7) Você perde o prazer por coisas que antes adorava fazer

 

Você adorava sair para dançar, ir no shopping com as amigas, ir ao cinema, malhar, ler, escutar música.

relacionamento adoecido

 

Mas se sente tão cansada e desanimada que deixa de fazer tudo isso, mesmo ainda sendo convidada pelos amigos.

 

8) Você se sente culpada o tempo todo

 

Em situações assim a culpa parece grudar em você sem nenhuma trégua.

Você se sente culpada por:

  • não conseguir sair da relação e ao mesmo tempo por não conseguir salvá-la;
  • por se afastar dos amigos;
  • não estar rendendo tanto no trabalho;
  • por desconfiar dele quando ele some durante a semana;
  • por achar que você está fazendo alguma coisa de erra e por isso a relação vai mal;

Resumindo você se sente culpada pelo universo!!

 

9) Você perde ou ganha muito peso

 

Embora para muitas mulheres a perda de peso pode ser algo muito interessante, o descontrole nessa dimensão, tanto na perda quanto no ganho, é constantemente um sinal de desequilíbrio emocional.

 

Quando existe perda de peso, esta não acontece de forma saudável.

Perde-se muita massa magra pela má alimentação, o que aumenta a flacidez. E quando existe ganho de peso, compromete-se mais ainda a autoestima.

Ou seja, mal negócio esse!

 

10) Você tem a sensação que está enlouquecendo

 

Talvez este seja, de todos os outros sinais, o mais evidente quando se está em um relacionamento adoecido.

A tensão, a ansiedade, e a angústia podem alcançar picos tão altos que nos leva a sensação de que estamos perdendo a conexão com a realidade.

relacionamento adoecido

Essa sensação pode ser intensificada quando se tem o parceiro que pratica violência psicológica.

Se você já está se sentindo assim a algum tempo, é um sinal de alerta muito forte de que sua saúde emocional está extremamente comprometida!

 

Como Saber se Estou em um Relacionamento Adoecido

 

A presença de três ou mais sinais já é uma mal sinal.

É possível tornar um relacionamento adoecido em uma relação saudável? Sim é, mas é necessário comprometimento de ambos na reconstrução da relação.

O grande desafio é não achar que a culpa do desgaste é sempre do outro!!!

Agora, se o seu parceiro não está disposto a mudar (porque muitos realmente não estão!) lembre-se: NINGUÉM VALE SUA SAÚDE!!! (Absolutamente nada, nem ninguém vale!)

Não costumamos pensar muito em saúde até perde-la, não é verdade? Não permita que chegue a tanto!

Recuperar saúde mental é uma trajetória muito difícil e que requer muito esforço e investimento: emocional e financeiro.

Lembre-se disso!

A SURPREENDENTE Verdade que NUNCA te Contaram Sobre o AMOR

9 Comentários

  1. Rosangela

    Olá Luiza, adorei seu post este assunto contribui muito para uma reflexão de como está nossa relação no Amor Romântico, existem relacionamentos adoecidos e adormecidos no sofrimento por não ter clareza das possibilidades de viverem a plenitude de um amor saudável.Parabens pela sensibilidade de entender quão necessário é estarmos em boa vivência com o AMOR👏🏽❤️

    • Luiza

      Olá rosangela. Que bom que gostou! Esse é o meu intuito. Se quiser ler um pouco mais sobre isso, se você ainda não baixou, sugiro também baixá-lo. É gratuito. bjs

    • ROSANGELA FRAGA LISBOA

      Desde que me conheço sempre fui abandonada pelos homens, a começar pelo meu pai, depois veio o esposo após 17 anos me trocou por sua prima, em seguida meus filhos todos homens, casaram e não curtem minha presença, assim com todos namorados..início mil depois traições e mentiras. Isso tornou-me insegura, ciumenta, desconfiada, etc Até onde serei eu a culpada, já cansei de fazer análise e não chegar a ponto algum, vivo procurando auxílio para tantos conflitos, espero aprender contigo coisas boas e auxílio.

      • Oi Rosangela. Realmente deve ter sido muito difícil. Creio que o primeiro passo é você entender que você não é culpada por nenhum desses abandonos, principalmente pelo do seu pai. Sempre estou fazendo Encontros Online, que divulgo no meu facebook. Não sei já me segue la ou no instagram, mas quando eu divulgar, se inscreve e fala comigo na Live que posso falar com você melhor. bjs

  2. Felis

    Gostei muito do conteúdo. E acredite tudo isso k Disseste é verdade. E tambem gostaria de perguntar se é possivel levar um relacionamento sem confiança?

    • Olá Feliz. Olha, no meu modo de ver um relacionamento não se sustenta se não tiver confiança. Ela é uma das principais bases. É importante que você veja se o problema da confiança está em você, que você pode ser inseguro, ou se a outra pessoa que não tem te passado confiança. Abraço.

  3. ezequiel

    gostei de mais ,como sempre.

    me identifiquei em quase todas as dez coisas faladas.olha tenho algo que gostaria de expressar mas que não fosse publicamente,que apenas vc pudesse ver pessoalmente.como faço isso?acredito que pode me ajudar…

      • ezequiel

        olá boa noite mas uma vez.olha desculpa mas não tenho face,acabei justamente por causa de relacionamento.tenho apenas watssap,não se se o messenger funciona sem o face…mas vou tentar.não sei se poderia ser pelo meu imail que é:(ezequielfdr@outlook.com)muito obrigado por me responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *