Sobre Pedir Desculpas

Quando somos crianças, nossos pais nos ensinam a nos desculpar quando fazemos algo de errado, não é mesmo?

Parece algo relativamente simples de se fazer, mas que muitas pessoas tem bastante dificuldade. (Quando criança parecia mais fácil!)

Pedir desculpas é algo muito importante para nossas relações sociais, especialmente para os relacionamentos amorosos.

Nós não somos perfeitos! Nem precisamos ser, afinal somos humanos, e temos falhas e dificuldades. E, isso não é um problema!

Torna-se um problema quando não assumimos nossas falhas e dificuldades. Quando não reconhecemos o nosso erro frente ao outro.

Esse processo de RECONHECER o erro e se desculpar é muito importante porque nos faz assumir a responsabilidade sobre nosso comportamento.

Quando assumimos a responsabilidade podemos então nos transformar e amadurecer.

O grande problema surge, quando nos negamos a assumir nossa responsabilidade nas situações e no que o nosso comportamento provoca no outro.

Muitas pessoas nunca se desculpam após fazerem algo ruim ao outro. No lugar disso, passam a tratar-lo melhor, a serem carinhosos, a presenteá-lo, como se isso substituísse a ação de se desculpar.

Mas não substitui!!

A dificuldade vem porque algumas pessoas confundem se desculpar com se humilhar, que são posturas completamente diferentes.

Mas de fato requer muita humildade assumir frente ao outro suas dificuldades e falhas. Essa postura, contudo, nos torna mais maduros e preparados para relacionamentos adultos.

As vezes algumas pessoas me falam ” Sei que errei, mas sou orgulhoso demais para pedir desculpas”. Eu escuto, ” Sou arrogante demais para pedir desculpas, e não quero me responsabilizar”

Essa postura arrogante faz parecer que seu parceiro é seu inimigo. Nos relacionamento saudáveis nossos parceiros são nossos aliados e não nossos inimigos.

Se você tem a sensação de que o outro está contra você, cuidado, sua relação precisa de ajuda.

A pior coisa que pode acontecer a um casal é brigarem e depois fingirem que nada aconteceu. Que um não magoou o outro. Assim, eles não conseguem crescer, e a relação acumula mágoa.

Nos relacionamentos desculpar-se é uma habilidade preciosa que permite o casal resolver os conflitos, porque facilita o diálogo.

Agora, algumas observações:

1) Desculpas sem mudança de comportamento e sem reconhecer realmente o erro, não tem muito efeito na relação.

2) Pedir desculpas quando o OUTRO é que errou, também é terrível! Porque retira dele a responsabilidade, colocando-a em você. Desse modo, você coloca seu parceiro em um lugar de infantilidade, e grandes problemas começam a acontecer.

3) Lembrando que as noções de “certo” e “errado” serão construídas e negociadas pelo casal.

Ame com saúde

A SURPREENDENTE Verdade que NUNCA te Contaram Sobre o AMOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *